-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura, Sala2 Arquitetura
- Área: 1200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: panoramah!®, Clatt, Iron Logic, Leicht, Marvelar, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para George Gershwin, compositor americano do começo do século 20, a verdadeira música repete os pensamentos e as aspirações da gente de sua época. Comparando, pode-se dizer que a arquitetura coloca de pé os sonhos das pessoas de morar bem. Nesta casa, em São Paulo, o nosso projeto de interiores ajudou os proprietários a transformarem os seus anseios num lar.
Na sala de estar o protagonismo é do piano preto. Assim, a acústica foi favorecida com o teto inteiro revestido de madeira, até a sala de jantar. O tapete de lã natural prestigia a ressonância do instrumento e de ambos os ambientes se alcança o jardim livremente. Aliás, a natureza chega a invadir a casa com as plantas que preenchem parte da estante vazada, de aço, que também reserva a privacidade da mesa de refeições formais.
Para os dias frios, a lareira não é apenas uma solução de conforto. Com sua larga extensão acaba assumindo-se como um monumental item de decoração. São participantes dessa trilha de design as pinturas, as esculturas, os vasos e as belas fotografias, itens de uma coleção de arte admirável e contemporânea.
A sala da piscina, contígua ao ambiente de jantar, repete as portas dos armários da cozinha, todos sem puxadores, num só tom. A marcenaria clean e ergonômica fica em sintonia com a elegância da casa que se enche de luz ao cair da tarde, graças aos pendentes de bolas envidraçadas, presas umas as outras como notas de uma partitura.
O anoitecer é o momento do cinema indoor e da área íntima, que fica no segundo andar. Bem como na suíte principal, os quartos de hóspedes têm atrás da cama uma grande cabeceira em madeira que avança por toda a parede. Nenhum ambiente parece grande demais e a sensação é de acolhimento. Mesmo princípio de ocupação da sala de televisão, onde o armário baixo que não tolhe a vista do jardim se espalha por dez metros de comprimento.
Mesmo nesta grande residência, tudo é prático. No quarto das crianças, onde a escala é para os pequenos, os brinquedos e livros estão ao alcance deles e são fáceis de serem guardados nas caixas-gaveta, que são soltas e coloridas; os dormitórios infantis são um mundo completo! Delicadezas assim fazem um projeto acertar no mais essencial: que os moradores sejam felizes.